Os metais de terras raras ganham maior importância em função de disputas comerciais entre países desenvolvidos e quanto às atuais e novas tecnologias que propiciam em áreas estratégicas e sensíveis. O Brasil possui reservas dos minerais de terras raras leves e pesadas em grande quantidade, capaz de fazer frente à boa parte da demanda mundial. As terras raras são elementos químicos muito semelhantes, presentes em minerais na forma combinada, cuja separação em elementos individuais é de difícil consecução. Adicionalmente, são elementos muito reativos, cujos processos de redução são complicados, com técnicas específicas e com diversas nuances.

Nossa equipe domina desde 1993 os processos e técnicas de redução de metais de terras raras puros via eletrólise de sais fundidos em altas temperaturas. Construímos um reator eletrolítico especializado e projetamos um reator piloto para a obtenção de terras raras leves, de La até o Eu. Reduzimos óxido de Cério a metal com pureza 99,9%.

Hoje, o Laboratório Termofísico guarda o conhecimento desenvolvido e tem capacidade para colocar em prática reatores eletrometalúrgicos para a obtenção de terras raras metálicas individuais ou combinadas, com possível extensão para terras raras pesadas.

Nível experimental, piloto e demonstração industrial, com futura expansão.

Investidores, mineradores/empresas de metalurgia e outros interessados podem nos procurar: protolab@protolab.com.br